terça-feira, 25 de agosto de 2015

IV Seminário sobre Infância terá como tema a diversidade

IV SEMINÁRIO SOBRE A INFÂNCIA: “Infâncias que atravessam as fronteiras do enfrentamento: pela construção do respeito à diversidade” 

Nos dias 23, 24 e 25 de setembro de 2015, a Universidade Federal de Rondônia, campus Vilhena, sedia a quarta edição do Seminário sobre Infância - SEMIN. Haverá uma série de atividades que envolvem palestras, apresentação de trabalhos científicos, oficinas e ainda temáticas de relatos de experiências.

O SEMIN constitui-se como um espaço formal de debates, questionamentos e reflexões sobre os processos constitutivos da formação de professores(as), atendendo demandas da contemporaneidade e trazendo contribuições de cunho teórico-prático que possibilitem a efetivação de uma prática pedagógica coerente com os princípios de democracia e de atendimento educacional cada vez mais qualitativo na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.  

A temática desta edição do evento tem como principal objetivo pensar os modos como o fazer docente é atravessado pelas marcas profundas inscritas na/pela experiência no exercício de ser professor(a) e, ao mesmo tempo, como esse exercício é carregado pelos valores, crenças e concepções  sobre diferentes categorias sociais: o gênero, as relações étnico-raciais, as identidades indígenas, entre muitas outras. Em razão disto, estas temáticas tão essenciais à constituição da escola, devem fazer parte do projeto escola numa perspectiva dialógica de investigação e estudo, e, isto é o que se propõe neste seminário. 

Trata-se de provocar nossos sentidos na constituição do ser professor(a), trazendo novas possibilidades para a reflexão sobre o modo como essa identidade docente é vista e percebida por docentes, escola e sociedade, bem como para o papel da educação na efetivação de uma sociedade mais justa e equitativa e de uma escola qe pense a diversidade cultural, política e social na perspectiva do respeito e da dinamicidade que não permite o enraizamento de preconceitos e estereótipos.

Clique AQUI para mais detalhes sobre o evento e formas de participação!

Texto e fonte: site SEMIN


Nenhum comentário:

Postar um comentário