Psicologia e Aprendizagem Escolar

A linha Psicologia e Aprendizagem Escolar tem como objetivo a produção, aprofundamento e divulgação de conhecimentos sobre a Psicologia em interface com a Educação, envolvendo temáticas em que a primeira se faz aplicada à segunda. Seus setores de aplicação envolvem Educação Média de Formação Geral, Pré Escolar e Fundamental e Educação Superior.

Pesquisadores:

Alessandra Bertasi Nascimento 
Kelly Jessie Marques Queiroz 
Fernanda Emanuelle de Souza Azevedo

Estudantes:


Daiara Fonseca Lacerda 
Daniely Tadakuma Garcia 
Jussiara Araujo dos Santos 
Karyna Saraiva dos Santos 
Liliane Pereira de Sousa 
Marcelo Marcos Assumpção Cechinel 
Patricia Silva de Oliveira 
Raione Santos oliveira 
Valeria Leite da Silva 


Projetos de pesquisa

Habilidades sociais de acadêmicos de pedagogia: a percepção de si mesmos e do curso

Previsão de conclusão: dez. 2017
Coordenadora: Alessandra Bertasi Nascimento

Vice coordenadora: Kelly Jessie Queiroz Penafiel
Resumo do projeto: Aborda as habilidades sociais construídas a partir da formação inicial dos acadêmicos
do curso de Pedagogia da UNIR/VHA, avaliadas por eles mesmos.
Objetivo: Traçar o perfil de habilidades sociais dos acadêmicos em tela, por meio da percepção dos
mesmos, quanto às contribuições do curso para o desenvolvimento das habilidades iniciais apresentadas.
Abordagem: quali-quantitativa e delineamento pré-experimental Estudo longitudinal, comparativo e
descritivo. 

Valores morais do ponto de vista de acadêmicos de Pedagogia
Previsão de conclusão: Agosto de 2016
Coordenadora: Kelly Jessie Queiroz Penafiel
OBS.: em processo de institucionalização
Resumo do projeto: O tema pretende compreender como os acadêmicos do curso de Pedagogia da
Universidade Federal de Rondônia/campus de Vilhena percebem a discussão sobre valores morais na
universidade.
Objetivo: Compreender como os acadêmicos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de
Rondônia/campus de Vilhena percebem a discussão sobre valores morais na universidade.
Abordagem: Qualitativa de campo, do tipo descritivo e comparativo, com método dedutivo.
Instrumentos: Entrevista escrita com roteiro semi-dirigido.

O processo de alfabetização de surdos: uma perspectiva bilíngue e social
Previsão de conclusão: ---
Coordenadora: Fernanda Emanuelle de Souza Azevedo
OBS.: em processo de institucionalização
Resumo do projeto: Aborda os aspectos da alfabetização de surdos a partir de vivencias e
experiências no trabalho com esses alunos em varias etapas de escolarização e suas
consequências no processo de ensino e aprendizagem dos mesmos.
Objetivo: Analisar e identificar as maiores dificuldades na alfabetização de surdos e todo o
processo de ensino e aprendizado vivenciado por eles na situações propostas de
alfabetização.
Abordagem: quali-quantitativa e  atividades de experimentação com os surdos.
Estudo longitudinal, comparativo e descritivo. 



Fonte: Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (CNPq)  integrantes do Grupo de Pesquisa

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