A linha Psicologia e Aprendizagem Escolar tem como objetivo a produção, aprofundamento e divulgação de conhecimentos sobre a Psicologia em interface com a Educação, envolvendo temáticas em que a primeira se faz aplicada à segunda. Seus setores de aplicação envolvem Educação Média de Formação Geral, Pré Escolar e Fundamental e Educação Superior.
Pesquisadores:
Fernanda
Emanuelle de Souza Azevedo
| |||
Estudantes: Projetos de pesquisa Habilidades sociais de acadêmicos de pedagogia: a percepção de si mesmos e do curso |
Previsão de conclusão: dez. 2017
Coordenadora: Alessandra Bertasi Nascimento
Vice coordenadora: Kelly Jessie Queiroz Penafiel
Resumo do projeto: Aborda as
habilidades sociais construídas a partir da formação inicial dos acadêmicos
do
curso de Pedagogia da UNIR/VHA, avaliadas por eles mesmos.
Objetivo: Traçar o perfil de habilidades sociais dos acadêmicos
em tela, por meio da percepção dos
mesmos, quanto às contribuições do curso
para o desenvolvimento das habilidades iniciais apresentadas.
Abordagem: quali-quantitativa e delineamento pré-experimental Estudo
longitudinal, comparativo e
descritivo.
Valores
morais do ponto de vista de acadêmicos de Pedagogia
Previsão de conclusão: Agosto de 2016
Coordenadora: Kelly Jessie Queiroz Penafiel
OBS.: em processo de institucionalização
Resumo do projeto: O tema pretende compreender como os acadêmicos do
curso de Pedagogia da
Universidade Federal de Rondônia/campus de Vilhena percebem a discussão sobre valores morais
na
universidade.
Objetivo: Compreender
como os acadêmicos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de
Rondônia/campus de Vilhena percebem a discussão sobre valores morais
na universidade.
Abordagem: Qualitativa
de campo, do tipo descritivo e comparativo, com método dedutivo.
Instrumentos: Entrevista
escrita com roteiro semi-dirigido.
O processo de
alfabetização de surdos: uma perspectiva bilíngue e social
Previsão de conclusão: ---
Coordenadora: Fernanda Emanuelle de Souza Azevedo
OBS.: em processo de institucionalização
Resumo do projeto: Aborda os
aspectos da alfabetização de surdos a partir de vivencias e
experiências no
trabalho com esses alunos em varias etapas de escolarização e suas
consequências no processo de ensino e aprendizagem dos mesmos.
Objetivo: Analisar e identificar as maiores dificuldades na
alfabetização de surdos e todo o
processo de ensino e aprendizado vivenciado
por eles na situações propostas de
alfabetização.
Abordagem: quali-quantitativa e
atividades de experimentação com os surdos.
Estudo
longitudinal, comparativo e descritivo.
Fonte: Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (CNPq) integrantes do Grupo de Pesquisa | |||
Nenhum comentário:
Postar um comentário