Educação Social

A linha de pesquisa Educação Social busca estudar a integração entre a Universidade e a comunidade, reconhecendo saberes e valorizando a cultura popular. A proposição de atividades de extensão e pesquisas em educação pretende gerar subsídios que atendam às expectativas e necessidades da sociedade contemporânea, valorizando a criação de um espaço alternativo e complementar de formação de educadores sociais, respeitando a dignidade humana e potencializando a responsabilidade social e política dos envolvidos.

Pesquisadores:
          Fábio Santos de Andrade 
          Richele Timm dos Passos da Silva 


Estudantes:
          Anadir Alves Valjão        
          Daiane Trindade da Silva 
          Dayane Talyta Cassin Pritski 
          Edilvani maria de Lima Salvi
          Elezilda Pereira Rodrigues
          Flaviana Faustino da Silva 
          Helen Arantes Martins 
          Kadja Pamela Augusta Farias 

Luciana dos Passos Freitas
Meuri Hoffmann Ramos
Nalita Neris 
Paula Cardoso Ramos 
Rose Paula Korlikoski 
Vanessa Leite da Silva 
Vania Fontes Teixeira 



Projetos em andamento:     

- Pesquisa: A produção do conhecimento pela atividade da pesquisa na Unir: revelando concepções
Coordenação: Richele Timm dos Passos da Silva
  
Resumo:  Este projeto versa sobre a atividade da pesquisa na Universidade Federal de Rondônia pretendendo conhecer e compreender a função da produção do conhecimento pela atividade da pesquisa na e para a instituição. Além de investigar a finalidade da pesquisa de acordo com as concepções dos pesquisadores do Campus Vilhena e perante as políticas institucionais. Sabe-se que na atualidade o conhecimento é entendido como capital valioso e na Universidade, lócus socialmente instituído como produtor e disseminador desse conhecimento, a produção/reprodução do conhecimento é papel preponderante, juntamente com o ensino e a extensão, para se promover mudanças paradigmáticas e sociais. Percebe-se, portanto, que a pesquisa destina-se a um fim maior que é “o entendimento do homem e do meio em que vive”. Porém, o que na maioria das vezes ocorre é que a Universidade imprime sua distinção e hierarquização entre conhecimento científico, aquele que é reconhecidamente validado pela academia, e outros tipos ou formas de conhecimentos, que a Universidade considera como não científicos. Diante dessas prerrogativas convém refletir sobre o papel da Pesquisa para a UNIR em especial para os professores-pesquisadores do campus de Vilhena.

- Extensão: A Universidade vai à Escola
Coordenação: Richele Timm dos Passos da Silva 

ResumoAs universidades públicas brasileiras são instituições criadas para atender às necessidades do país e nesse sentido desempenham suas atividades a partir do tripé ensino-pesquisa-extensão. Aqui, deve se entender por Extensão Universitária todo o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade. Por isso, o Projeto de Extensão “A Universidade vai à Escola” insere-se na perspectiva de atividade acadêmica que almeja imprimir um novo rumo à universidade brasileira e de contribuir significativamente para a mudança da sociedade. Tem, portanto, o intuito de promover e divulgar os cursos da UNIR-Campus Vilhena e aproximar as ações da Universidade dos alunos do Ensino Médio, público e privado deste município, bem como o resgate à valorização da Educação Superior pública, gratuita e de qualidade diante da comunidade vilhenense. Para isso, propõe ser um espaço contínuo de diálogo entre Universidade e Sociedade. Como decorrente dessa proposta, espera-se sustentar o ensino e a pesquisa ao indicar reflexões acerca da oferta e demanda de cursos na Instituição, políticas de acolhimento e permanência dos jovens estudantes da/na UNIR, assim, também, possibilitar o desenvolvimento social, acadêmico e técnico-científico da Universidade e do município em geral, visto que pode repercutir na qualidade de vida de toda a comunidade que se beneficia com a presença de uma Instituição de Educação Superior Pública neste município.


        Fonte: Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (CNPq)


Conheça mais sobre a linha de pesquisa Educação Social


Nenhum comentário:

Postar um comentário