Com objetivo de analisar a percepção de suporte familiar de alunos com
histórico de reprovação, os autores Eraldo Carlos Batista, Lidiane Kelly Seabra Mantovani e Alessandra Bertasi Nascimento realizaram uma pesquisa com quarenta alunos do sexto ao nono ano
de uma escola da rede pública de ensino, do interior do Estado de Rondônia.
De acordo com o resumo da publicação na revista eletrônica Debates, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), a pesquisa foi delineada a partir do método quantitativo. Para a coleta de dados utilizou-se
o Inventário de Percepção de Suporte Familiar (IPSF), o qual é composto de
quarenta e dois itens e três dimensões que avaliam a percepção do indivíduo acerca
das relações familiares.
Os resultados encontrados revelaram um baixo nível de
percepção familiar pelos participantes. Conclui-se que a falta de apoio familiar pode
ser um dos fatores que contribui para o insucesso escolar desses alunos.
Clique aqui e conheça a íntegra da publicação.
Fonte: Revista Debates - UFAL e Grupo de Estudos Pedagógicos - GEP/UNIR
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