segunda-feira, 13 de julho de 2015

Pesquisa aborda falta de apoio familiar relacionado à reprovação escolar

Com objetivo de analisar a percepção de suporte familiar de alunos com histórico de reprovação, os autores Eraldo Carlos Batista, Lidiane Kelly Seabra Mantovani e Alessandra Bertasi Nascimento realizaram uma pesquisa com quarenta alunos do sexto ao nono ano de uma escola da rede pública de ensino, do interior do Estado de Rondônia. 

De acordo com o resumo da publicação na revista eletrônica Debates, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), a pesquisa foi delineada a partir do método quantitativo. Para a coleta de dados utilizou-se o Inventário de Percepção de Suporte Familiar (IPSF), o qual é composto de quarenta e dois itens e três dimensões que avaliam a percepção do indivíduo acerca das relações familiares. 

Os resultados encontrados revelaram um baixo nível de percepção familiar pelos participantes. Conclui-se que a falta de apoio familiar pode ser um dos fatores que contribui para o insucesso escolar desses alunos. 

Clique aqui e conheça a íntegra da publicação.

Fonte: Revista Debates - UFAL e Grupo de Estudos Pedagógicos - GEP/UNIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário